Roda de conversa aborda prevenção de leishmaniose com servidores públicos das ESFs
Até o dia 22 de agosto, funcionários das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs), de Rancharia, participarão de rodas de conversas sobre a prevenção da leishmaniose e como realizar o tratamento em humanos.
A ação faz parte da campanha estadual de conscientização sobre a Leishmaniose Viral, uma doença grave e que, se não tratada, pode levar a óbito em até 90% dos casos. Os sintomas são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.
A transmissão ocorre por meio da picada do mosquito-palha, podendo afetar animais e seres humanos.
A prevenção começa em casa, de maneira simples: recolha sempre folhas, frutos, fezes de dos cães dos quintais, jardins e locais onde permanecem os animais; embale bem o lixo e respeite os dias e os horários do caminhão de coleta da prefeitura; cuide da saúde dos animais e use produtos veterinários destinados a repelir o mosquito (coleiras, sprays e shampoos).
Vale ressaltar que a leishmaniose é uma doença grave que requer diagnóstico e tratamento precoces. Em caso de suspeita, procure um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequados.