Educação e robótica se unem na prevenção contra o Aedes aegypti
A Secretaria Municipal de Educação de Rancharia, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma ação educativa que uniu robótica e conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As atividades ocorreram nas escolas E.M. Luiz Dorini, E.M. Profº. Oswaldo Olmedo e E.M.E.F.E.I. Profª Maria de Lourdes Lima Botelho, no Distrito de Agissê. Durante a semana, os alunos participaram de aulas práticas com protótipos de robôs inspirados no inseto, utilizando kits da LEGO®️ Education, por meio do programa SIMROBÓTICA®️.
Além de aprenderem sobre prevenção e meio ambiente, em uma das atividades, as crianças trabalharam com o uso sustentável da água e a preservação dos recursos hídricos, explorando também o descarte correto de resíduos, um dos principais meios para evitar o acúmulo de água parada, que serve de criadouro para o mosquito. Na ação, os alunos desenvolveram habilidades com tecnologia, trabalho em equipe e pensamento crítico. A proposta também reforçou o papel da educação na conscientização das famílias e da comunidade.
O projeto aborda a importância da união entre Educação e Saúde na formação de cidadãos mais conscientes, engajados e preparados para os desafios atuais e futuros. Conforme Janaína Frigato, educadora responsável pelo projeto de robótica, “o objetivo é que os alunos levem essa conscientização para dentro de casa e compartilhem com suas famílias”. "A educação não se limita à sala de aula, ela pode alcançar a comunidade e gerar um impacto maior no combate à dengue”, concluiu.