O Centro de Atenção Psicossocial I – Saúde Mental Dino Nicolossi, CAPS I, realizou a 1ª festa junina para pacientes e familiares. O arraiá contou com comidas típicas, decoração, músicas, a participação voluntária de um sanfoneiro que animou a festa com aproximadamente 100 pessoas. O evento ocorreu na manhã de 24 de julho de 2019, no CAPS I.
Segundo a técnica responsável pela Saúde Mental Municipal, Luciana Reis, a unidade desenvolve uma proposta de trabalho que envolve o acolhimento de pacientes, atendimentos individuais, visitas domiciliares, atividades em grupo, oficinas terapêuticas, eventos comemorativos e outros, e no mês de junho e julho foi proposto aos pacientes a confecção da decoração do ambiente da festa do CAPS, cujos resultados foram muito positivos.
O CAPS I, unidade integrante da Secretaria Municipal de Saúde, foi inaugurado no dia 13 de junho de 2019 e tem o objetivo de acolher, tratar e acompanha pacientes que apresentam transtornos mentais de classificação moderada a grave. A centro já conta com 74 pacientes.
Luciana expõe que os eventos influenciam de forma direta no tratamento dos pacientes, que passam a perceber o CAPS como um ambiente agradável, onde têm liberdade de ir e vir, não sendo uma clínica de regime de internato, mas sim um ambiente agradável e acolhedor, podendo frequentá-lo de forma espontânea, aderindo ao tratamento nos moldes de serviço aberto, com plano terapêutico adequado às suas necessidades.
Assim, o CAPS I se transforma em um lugar de acolhimento, cuidado e suporte ao paciente em sofrimento psíquico, se propondo a auxiliar na construção de um vínculo positivo com os pacientes e familiares, é fundamental para a melhora da saúde mental dos envolvidos, ressalta Luciana.