Ocorrências foram atendidas após fortes chuvas do final de semana
A Defesa Civil de Rancharia registrou 101 milímetros de chuva no município durante o final de semana prolongado, que incluiu o feriado de Finados. Em decorrência do volume de precipitação, foram registradas diversas ocorrências em áreas urbanas e rurais, exigindo a atuação das equipes municipais para atendimento e adoção de medidas preventivas.
Entre as ocorrências atendidas, foram registrados casos de queda de fios energizados na Rua Portugal, na Vila Industrial, e na Rua Mário César de Camargo. Também houve ocorrência no acesso de entrada pela Rua Major Felício Tarabay, no Jardim Regina, e no Residencial Eco Ville,devido a queda de um muro danificando algumas casas do empreendimento que ainda está em fase de construção.
No Residencial Eco Ville, foi necessário realizar a interrupção da tubulação de água, serviço executado pelo Serviço de Água e Esgoto (SAE) do município.
Na zona rural, uma das ocorrências mais significativas foi registrada na ponte sobre o Rio Capivari, no distrito de Agissê, utilizada como acesso a três propriedades rurais. A estrutura da ponte cedeu completamente, comprometendo a passagem pelo local.
Outra situação foi identificada na ponte de tubulação sobre o Ribeirão Marambaia, também no distrito de Agissê, onde houve o desmoronamento de parte da cabeceira dos tubos, provocando infiltração entre o aterro e a estrutura de tubulação.
Já no Balneário Municipal, foi registrado o rompimento de uma curva de nível de uma propriedade rural vizinha. Com isso, a água escoou pelo final das ruas em direção ao lago, transportando grande quantidade de terra. Apesar de não terem sido identificados danos aparentes às estruturas, houve assoreamento do lago.
A Prefeitura de Rancharia, por meio da Defesa Civil e dos setores municipais envolvidos, acompanhou as ocorrências e realizou os atendimentos necessários, trabalhando para minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir a segurança da população.
A administração municipal reforça a importância de que a população comunique imediatamente à Defesa Civil situações de risco, especialmente envolvendo fios energizados, pontes danificadas, alagamentos e deslizamentos, evitando a aproximação ou circulação em áreas comprometidas.
Contato da Secretaria de Segurança Pública: (18) 3265-9121.