Dia D de Multivacinação reforça proteção de crianças e adolescentes em Rancharia
Rancharia realizou o Dia D da Campanha de Multivacinação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, garantindo mais proteção, saúde e prevenção contra doenças que ainda circulam em todo o país.
A ação aconteceu no sábado, 18/10, mobilizando profissionais da Secretaria Municipal de Saúde para colocar em dia todas as vacinas necessárias. A multivacinação é fundamental para evitar o retorno de doenças já controladas, reduzir internações e proteger toda a comunidade.
Durante a campanha, todas as doses do calendário foram ofertadas, porém a Secretaria Municipal de Saúde faz um reforço sobre a importância de duas vacinas em especial:
HPV, indicada para meninas de 9 a 14 anos (e até dezembro, disponível também para jovens de até 19 anos);
Dengue, destinada ao público de 10 a 14 anos, disponível na UBS Central, de segunda a sexta, das 14h às 16h30.
Essas duas vacinas ainda apresentaram baixa adesão. Outro ponto que preocupa o município é a falta de procura pela imunização contra a Influenza, pois a Secretaria Municipal de Saúde segue registrando casos dos tipos A e B, já que grande parte das crianças não está vacinada. Manter o calendário em dia é a forma mais eficaz de prevenir complicações e surtos da doença, especialmente entre adolescentes.
A Prefeitura reforça, vacinar é um ato de proteção, responsabilidade e amor. Pais e responsáveis devem manter a caderneta atualizada e não deixar para depois.