Curso “Nós na Rede” tem início com aula inaugural em Rancharia
Em Rancharia, teve início o curso “Nós na Rede”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz Brasília, voltada à qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Com foco no cuidado em liberdade, na redução de danos e no fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como articuladores do cuidado nos territórios, o curso busca valorizar as práticas já desenvolvidas nas regiões de atuação.
A primeira aula presencial foi realizada no Rotary Club de Rancharia e contou com a participação de 30 profissionais da RAPS que atuam na região do Alto Capivari, com representantes dos municípios de Rancharia, Nantes, Iepê, Quatá e João Ramalho. O encontro foi conduzido pelo educador Rafael Malvar Ribas, da cidade de Marília, e marcou o início do primeiro ciclo de formação do projeto, que seguirá até janeiro de 2026.
Com carga horária de 120 horas e modelo híbrido (presencial e a distância), a formação é executada pelo Núcleo de Saúde Mental Álcool e Drogas da Fiocruz, em conjunto com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps). A proposta busca qualificar os profissionais que atuam nos dispositivos da RAPS, promovendo uma atenção psicossocial mais humanizada, eficaz e integrada ao território.