Educação Ambiental incentiva o cuidado com as áreas públicas de Rancharia
O Centro de Educação Ambiental (CEA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania realizou uma ação de plantio de flores no canteiro central da Avenida Pedro de Toledo, próximo ao almoxarifado municipal. A iniciativa, que busca o embelezamento e a preservação das áreas públicas, contou com a participação das instituições APAE, CPIAR e CAPS 1.
O projeto teve início em 2024, quando o então candidato e atual prefeito Homero Facão sugeriu o cultivo da espécie "Empatians Anã" (conhecida como "Beijinho") no Viveiro Escola do CEA, localizado no Parque Ecológico Ramon Maria Esteve Junior. Cerca de 800 mudas foram produzidas e oferecidas à população que frequentam o local para incentivar a jardinagem na cidade.
Com o início do ano letivo, o CEA planejou o plantio das mudas na avenida, utilizando as aulas das instituições envolvidas. No dia 2 de abril, os professores Marina Ferreira Rodrigues e Marco Antonio dos Passos (CEA), Carla Cristina Cambui Morari (CPIAR), Daniela Carmo de Sousa (CAPS 1) e Solange Maria Dorini de Oliveira (APAE), com o apoio do funcionário da zeladoria do Parque Ecológico, Cícero Aparecido Gonçalves Alves, prepararam o terreno e conduziram uma aula sobre cuidados com espaços públicos e conscientização ambiental.
A ação reforça a importância da preservação das áreas urbanas, incentivando a comunidade a participar ativamente da manutenção e valorização dos espaços coletivos.