Secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, destinou R$ 297.430,00 para a cidade, sendo o repasse já aprovado pela Câmara de Vereadores.
A Prefeitura de Rancharia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município decretou estado de emergência devido ao aumento no número de casos de dengue.
Conforme o documento, publicado em 18 de fevereiro de 2025, a situação é considerada grave. Atualmente, já são 615 notificações, sendo 230 positivadas.
Atenta à saúde das cidades do Oeste Paulista, a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, por meio do representante da pasta, Eleuses Paiva, destinou R$ 297.430,00 para Rancharia, sendo o repasse já aprovado pela Câmara de Vereadores. O governo estadual busca conter o avanço da doença e evitar que os números ultrapassem os registrados no ano passado.
O recurso será revertido na aquisição de insumos, medicamentos, alas de hidratação, além de reforço e intensificação nas ações de limpeza, nebulização e conscientização no combate à doença.
Conforme a secretária municipal de saúde, Valéria Bonanato, já há um plano de contenção em andamento. “Faremos uma mobilização na cidade, no próximo sábado (22/02), e estamos estruturando a montagem de um Centro de Dengue na UBS III, com atendimento médico, de enfermagem, coleta de exames e hidratação”.
O prefeito Homero Facão esteve, junto ao chefe de gabinete Paulo Adomaitis, em reunião na capital com o secretário de saúde do Estado, Eleuses Paiva.
Vale ressaltar que a prevenção à proliferação do Aedes aegypti deve ser de responsabilidade de todos. Em caso de sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.