19 SET 2023
Saúde oferece DIU, opção de método contraceptivo
Secretaria de Saúde de Rancharia realizou mutirão de Inserção de DIU, dispositivo intrauterino, em 60 mulheres. O mutirão foi em conjunto com a Casa Irene, liderada pela médica ginecologista Mariana Viza, que aproveitou a oportunidade para treinar médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde.
Saúde oferece DIU, opção de método contraceptivo

A ação, que ocorreu em 15 e 16 de setembro, tem o intuito de facilitar o acesso das mulheres a esse contraceptivo que, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, recomenda a inserção do DIU por enfermeiros e médicos no planejamento familiar e reprodutivo na atenção Básica.

As mulheres que se interessam pelo procedimento podem procurar as unidades básicas de saúde. É feita uma avaliação e assinado um termo de consentimento livre e esclarecido.

“É uma vitória das mulheres do município e um passo importante na redução das desigualdades no acesso a contracepção”, destaca Mariana Maniezo, diretora do serviço de enfermagem. Ainda segundo a diretora, o Ministério da Saúde informa que 55% das gestações no Brasil não são planejadas, o que contribui para o aumento da mortalidade materna e dos abortos clandestinos.

19/09/2023