Rancharia promove a 1ª Conferência de Segurança Alimentar
O Governo de Rancharia realizou no dia 23 de junho a 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento aconteceu no Teatro Municipal e teve o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. O encontro teve participação de vários produtores rurais locais e da região.
Estiveram presentes também: o prefeito Marquinhos, secretários e diretores municipais, funcionários da Prefeitura, o representante da Guarda Municipal de Rancharia, Valgleber Silva, nutricionistas e gestores públicos das cidades de Quatá, Marilia, Anhumas, São Paulo, Tarumã, Dracena, Santo Expedito e Caiabu.
De acordo com a secretária executiva do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Rancharia, Lilian Stedefeldi, Rancharia é a primeira cidade do estado de São Paulo a realizar a conferência no ano de 2023. O objetivo do encontro foi fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome, com comida de verdade e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, antirracistas, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional.
A Conferência teve palestras que trataram dos eixos que norteiam a segurança alimentar. As explanações foram conduzidas por: Marcelo Cunha, diretor técnico Consea/SP, Gislaine Oliveira dos Santos Gomes, presidente da Cooperativa de Produtores Agropecuários de Dracena, Adriano Moreno Jardim, educador social do Creas e Etiénne Groot, professor do Departamento de Produção Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas, FCAT/Unesp.
Houve ainda um dinâmica em grupos, em que eram construídas propostas para o Plano Municipal de Segurança Alimentar. Foi realizada também a votação para escolher quais representantes irão para a Conferência Regional, em local ainda a ser escolhido.
Ao final, foi sorteada para os presentes uma cesta de legumes e verduras.
Governo de Rancharia: A serviço do povo!