17 MAI 2023
Autoridades e comerciantes se reúnem para homenagear Maria Rosa Hossomi
A Praça da Baixada é um ponto turístico e histórico de Rancharia. E na lateral do prédio onde fica hoje a Associação Comercial, está a Alameda Maria Rosa Keiko Hossomi, que existe desde 2008, após a Lei Municipal nº 030/15. E para celebrar os 15 anos de existência da Rua e homenagear mais uma vez a Sra. Maria Rosa, foi realizado no dia 13 de maio um momento de descerramento da placa da Alameda.

Autoridades e comerciantes se reúnem para homenagear Maria Rosa Hossomi

O encontro contou com a presença da Sra. Maria Rosa, do prefeito Marquinhos, do vereador, Jair Pacifico Jr, do secretário municipal de administração, Pedro de Lima Pinto, da diretora provisória de cultura, Patrícia Kadooka, do Dr. Orlando Pascotto (que organizou a homenagem), de representantes da Associação Comercial, comerciantes e empresários da Baixada, membros da família Keiko Hossomi e amigos da homenageada.

Em seu discurso, prefeito Marquinhos enfatizou a importância de poder agradecer e celebrar, ainda em vida, uma importante mulher da sociedade ranchariense, tão essencial para a história da Praça e do município. Marquinhos aproveitou a oportunidade para entregar vasinhos de plantas para todas as mães presentes, em celebração ao Dia das Mães, que foi no domingo, dia 14 de maio.

Maria Rosa Keiko Hossomi tem 88 anos, é natural de Bastos e veio morar em Rancharia em 1959, após se casar com o mecânico, Miquio Hossomi, com quem já tem 64 anos de matrimônio. Em 1972 foi apresentada a Seicho-no-Ie, movimento religioso que surgiu no Japão. A partir de então, Maria Rosa aprofundou seus estudos e, 20 anos depois, se tornou preletora.

Em julho de 1998, com o incentivo do Dr. Orlando Pascotto, criou o grupo de ginástica “Amigos da Baixada” para estimular a atividade física e social. A mobilização reuniu as pessoas por 15 anos e foi importante para movimentar e atrair pessoas para a Praça.

17/05/2023
Autoridades e comerciantes se reúnem para homenagear Maria Rosa Hosomi

A Praça da Baixada é um ponto turístico e histórico de Rancharia. E na lateral do prédio onde fica hoje a Associação Comercial, está a Alameda Maria Rosa Keiko Hosomi, que existe desde 2008, após a Lei Municipal nº 030/15. E para celebrar os 15 anos de existência da Rua e homenagear mais uma vez a Sra. Maria Rosa, foi realizado no dia 13 de maio um momento de descerramento da placa da Alameda.

O encontro contou com a presença da Sra. Maria Rosa, do prefeito Marquinhos, do vereador, Jair Pacifico Jr, do secretário municipal de administração, Pedro de Lima Pinto, da diretora provisória de cultura, Patrícia Kadooka, do Dr. Orlando Pascotto (que organizou a homenagem), de representantes da Associação Comercial, comerciantes e empresários da Baixada, membros da família Keiko Hosomi e amigos da homenageada.

Maria Rosa Keiko Hosomi tem 88 anos, é natural de Bastos e veio morar em Rancharia em 1959, após se casar com o mecânico, Miquio Hosomi, com quem já tem 64 anos de matrimônio. Em 1972 foi apresentada a Seicho-no-Ie, movimento religioso que surgiu no Japão. A partir de então, Maria Rosa aprofundou seus estudos e, 20 anos depois, se tornou preletora.