03 MAI 2023
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Governo de Rancharia lança programas para fortalecer economia municipal
Rancharia, Eu Compro Aqui e Empig. Esses são os novos programas de incentivo à participação de empresas, microempresas e empresas de pequeno porte nas compras públicas da Prefeitura. As iniciativas foram apresentadas em evento realizado na noite de ontem, 2 de maio, no Teatro Municipal Laércio Boim.

Governo de Rancharia lança programas para fortalecer economia municipal

O momento teve a presença do prefeito Marquinhos, da primeira dama, Eliene Slobodticov, do presidente da Câmara Municipal, José Roberto de Sena, dos vereadores, Diego Flores e Washington Ferreira de Souza, da secretária de planejamento e desenvolvimento econômico e responsável pela implementação dos programas, Cristiane Santos, do diretor de desenvolvimento econômico, José Ricardo Zorzetto, do representante da empresa Triunfar Licitações, responsável pela elaboração dos programas, Tiago Medeiros, de secretários municipais, diretores, funcionários, empresários, microempresários, comerciantes, representantes da Associação Comercial e Imprensa.

Em seu discurso, prefeito Marquinhos ressaltou a importância dos programas para e economia da cidade. “A Prefeitura gasta com quem é da cidade, o dinheiro fica aqui, mais empregos são gerados e Rancharia cresce. ”

Os fornecedores e possíveis fornecedores presentes receberam uma cartilha informativa com o passo a passo dos programas e as documentações necessárias para participar dos programas licitatórios. Além disso, o representante da empresa Triunfar Licitações, Tiago Medeiros, ministrou uma palestra sobre os benefícios dos programas de compras públicas, como eles funcionarão da prática e os detalhes da parte burocrática dos processos. Ao final, os presentes puderam esclarecer dúvidas a respeito das novas ações da Prefeitura.

A partir de agora, novas capacitações serão oferecidas, tanto para os funcionários da Prefeitura que atenderão os fornecedores, como para os empresários, microempresários, comerciantes e prestadores de serviço interessados em vender para o poder público municipal.

Entenda os programas

Rancharia, Eu Compro Aqui:

O Programa “Rancharia, Eu Compro Aqui”, é uma política pública do Governo de Rancharia, regulamentada pela lei complementar nº 96/2022 de autoria do poder executivo, que visa valorizar os empresários locais, gerando renda e mais empregos para cidade, por meio do incentivo à sua participação nas compras públicas do município.

Dessa forma, a Prefeitura deverá realizar processos licitatórios destinados exclusivamente à participação de microempresas e empresas locais de pequeno porte cujo o valor não exceda R$ 80.000,00 (inciso 1, do artigo 48 da Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006).

Serão fixados, em certames para aquisição de natureza divisível, cota de até 25% do objeto para contratação de microempresas empresas locais de pequeno porte.

Empig:

Empresas e Microempresas participando do Programa de Incentivo à Geração de Emprego (Empig), também foi criado pelo Governo Municipal mediante a lei nº 096/2023 e buscará: formar novos microempreendedores individuais e credenciar esses profissionais para prestarem pequenos serviços à administração municipal. Dessa forma, a economia local cresce e mais empregos formais são gerados.

03/05/2023

Entenda os programas

Rancharia, Eu Compro Aqui:

Empig: