16 OUT 2019
16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro em homenagem a criação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que é conhecida como FAO, e foi criada nesta mesma data no ano de 1945. A FAO é uma agência das Nações Unidas que apresenta como um dos seus principais papéis liderar os esforços internacionais para derrotar a fome no planeta para que as pessoas tenham acesso aos alimentos de qualidade e com segurança. O dia mundial da alimentação serve também para nos fazer pensar a respeito da população carente no mundo todo que sofre com a falta de segurança alimentar e nutricional e também repensar hábitos diários quanto a alimentação e desperdício de alimentos. Ou seja, enquanto em alguns lugares do mundo a fome se faz presente em outros o problema é a alimentação inadequada, que é a maior responsável por desencadear problemas de saúde graves, como a obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a obesidade é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A Organização afirma que “a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito”. Ou seja, precisamos dar a importância devida a alimentação saudável no nosso dia a dia. A alimentação saudável rica em vitaminas e minerais é o combustível para o desempenho do organismo humano sendo benéfica tanto para o aspecto físico como mental. Um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar suas atividades diárias e tem sua autoestima melhorada. Comemore este dia com alimentação saudável! Fontes: Nutricionistas da Prefeitura de Rancharia: Tamara Doarte CRN 41823 e Karina Roca CRN 38470.