25 OUT 2019
21 De outubro: Dia Nacional da Alimentação Escolar
O Dia Nacional da Alimentação Escolaré comemorado no dia 21 de outubro com o objetivo de chamar a atenção para a importância de hábitos alimentares saudáveis nas escolas, fator fundamental para o rendimento escolar, já que a alimentação pode ser fonte de nutrientes essenciais para capacidade cognitiva dos alunos bem como para prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo. A alimentação escolar do munícipio é composta por cardápio variado e nutritivo sendo supervisionado por nutricionistas e segue as diretrizes do programa nacional da alimentação – PNAE, programa que contribui para a construção e fortalecimento de hábitos alimentares saudáveis para os alunos de educação básica das redes públicas de ensino e é fiscalizado pelo Tribunal de Contas da União, Conselhos de Alimentação Escolar entre outros órgãos. De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 26 DE 17 DE JUNHO DE 2013 os cardápios devem ser planejados para atender, em média, às necessidades nutricionais dos alunos como complemento à alimentação que o aluno recebe em casa, de modo a suprir: - No mínimo 70% (setenta por cento) das necessidades nutricionais diárias para alunos de creches em período integral e para alunos matriculados em escolas de período integral, sendo ofertada três refeições ao dia. - No mínimo 20% (vinte por cento) das necessidades nutricionais diárias para os demais alunos matriculados na educação básica em período parcial, sendo ofertada uma refeição ao dia. Nas fotos seguem imagens de algumas das várias preparações produzidas pela cozinha piloto e da equipe que hoje produz diariamente cerca de 13 mil e 600 refeições ao dia e trabalha em prol da alimentação escolar saudável e de qualidade para os alunos do município. Fontes: Nutricionistas Tamara Doarte CRN 41823 e Karina Roca CRN 38470.
25/10/2019
21 De outubro: Dia Nacional da Alimentação Escolar