Alunos de 4º ano das escolas municipais premiados em concurso de redação da Semana de Educação Ambiental visitaram o Parque Estadual Morro do Diabo em excursões entre 3 e 5 de dezembro.
Cada excursão ao parque, que fica em Teodoro Sampaio, contou com café da manhã, trilhas ecológicas com direito a um guia, almoço e visita ao museu do parque.
Além de aprender muito sobre o parque, os tipos de pesquisas que são feitos lá e a preservação da natureza, as crianças puderam conhecer espécies de plantas nativas e os animais em seu habitat natural, inclusive morcegos, cigarras, borboletas, pássaros como tucanos, mães da lua, sabiás, e até ninhos com ovos e filhotes. O parque é um dos poucos lugares no Estado de São Paulo onde se podem ver onças pintadas, mas o felino não deu as caras, embora as crianças pudessem observar seus vestígios no local.
Todos os alunos também puderam entrar no tronco da “Árvore dos Desejos” do parque e fazer o seu pedido. Segundo o guia do parque, muitos deles podem se realizar.
Nem a chuva atrapalhou o passeio e as crianças puderam completar as trilhas propostas atravessando pontes sobre lagoas e banhados. No museu, as crianças puderam ver animais empalhados, ossadas, exposições de insetos e também morcegos vivos que estavam dormindo no local durante a visita e puderam ser observados de perto.
Participaram das 3 excursões organizadas pela equipe de Educação Ambiental de Rancharia alunos das Escolas Municipais Carlos Bueno de Toledo, Dona Miloca, Julio Lucant, Lazara Nogueira Severo Lins, Luis Dorini e Oswaldo Olmedo.