18 MAI 2020
18 de maio: Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
O dia 18 de maio é marcado pela campanha contra combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Sua origem se baseia em um crime bárbaro que ocorreu aqui no Brasil no ano de 1973 neste mesmo dia. Uma menina de oito anos de idade, Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi sequestrada, violentada e assassinada no estado de Espírito Santo, na capital Vitória. O objetivo desta campanha é manter viva a memória nacional e reforçar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes. Uma das formas de garantir esses direitos é não se calar e denunciar. Pois reforçando o próprio logo da campanha: Esquecer é permitir, lembrar é combater! Por outro lado, limitar-se a lembrar com revolta e tristeza sobre a origem do 18 de maio não é o suficiente para que o combate à violência sexual infantil seja, de fato colocado em prática. Sendo assim, o que nós podemos fazer por essas crianças e adolescentes que são violentados todos os dias, não só em nosso país, mas no mundo todo e auxiliar nesse processo de combate? Grande parte das crianças, não entendem ou não têm conhecimento sobre o que é abuso sexual. Além disso, mais de 70% dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa, com membros da família ou indivíduos próximos à mesma. Portanto, é comum que as vítimas, em sua ingenuidade e falta de conhecimento, acreditem que o ato de malícia e criminoso seja uma demonstração de afeto e carinho. Frequentemente o próprio abusador justifica esse ato alegando ser um toque de carinho. Considerando os fatos, pouco adianta nós adultos termos alguma noção do que é o abuso sexual contra menores, se as próprias vítimas não compreendem. Nós, responsáveis e contribuintes para a integridade das crianças e adolescentes, seja ela física ou psicológica, devemos ter em mente o que ser feito em casos de violência contra as vítimas. Sob qualquer suspeita ou conhecimento de abuso contra menores, a obrigação é denunciar em instituições, como: Conselho Tutelar da cidade, delegacias especializadas ou comuns, Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal, discar o número 190 ou o próprio número da campanha: 100. E reforçando novamente a campanha: ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER! DISQUE 100.