EDUCAÇÃO
Rancharia fica entre os 118 municípios brasileiros que apresentam boas práticas de gestão educacional
Ao longo de 2019 o Instituto Rui Barbosa e o IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) realizaram em parceria com 28 Tribunais de Contas o estudo “EDUCAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA”, cujo objetivo foi mapear as redes públicas com bons resultados no ensino fundamental, identificando as boas práticas de gestão, acompanhamento pedagógico e administrativo das secretarias de educação. No dia 25 de junho de 2020 foi divulgado o resultado desse estudo. Foram selecionados 118 municípios, de um total de 5.570 de todo o Brasil que atingiram os objetivos acima citados e Rancharia foi um dos municípios contemplados com o “SELO DE BOM PERCURSO NA EDUCAÇÃO”, como demonstra a seguir: Região Sudeste: Leme (SP); Limeira (SP); Louveira (SP); Marília (SP); Pedreira (SP); Piedade (SP); Pilar do Sul (SP); Pindamonhangaba (SP); Piraju (SP); Presidente Venceslau (SP); Rancharia (SP); Registro (SP). A Secretária de Educação, Carmen Colavite, explica que é um orgulho muito grande a rede receber o reconhecimento do Tribunal de Contas e do Instituto Rui Barbosa e o IEDE. “O sucesso da educação de Rancharia se deve ao comprometimento dos professores e gestores, a dedicação dos funcionários, a parceira das famílias, ao apoio das outras secretarias e do prefeito Alberto Araújo que procura oferecer todas as condições necessárias para que a educação de nossa cidade seja realmente de qualidade, e contribua para que nossos estudantes tenham acesso a todos os conhecimentos da cultura universal e tenham sólida formação ética”. A secretária ainda lembra que essa homenagem é dedicada especialmente aos alunos, que são os maiores tesouros, e que por estarem tendo acesso a boa educação certamente serão capazes de transformar o mundo num lugar melhor para se viver. Confira abaixo trechos do vídeo do lançamento nacional do estudo e da seleção dos municípios: