HISTÓRIA DE RANCHARIA

RANCHARIA

Rancharia é um município brasileiro do Estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º13'45" sul e a uma longitude 50º53'35" oeste, estando a uma altitude de 519 metros. Sua população estimada em 2004 era de 29.726 habitantes. O município atualmente está sob administração do prefeito Marcos Slobodticov.

 

HISTÓRIA

Fundação: 10 de setembro de 1916.

Rancharia recebeu status de município pelo decreto nº 7357 de 5 de julho de 1935, com território desmembrado dos municípios (extintos) de Paraguassú (hoje (Paraguaçu Paulista) e Sapezal). Hoje, Rancharia é composto por dois distritos, Agissê e Gardênia.

 

GEOGRAFIA

Rancharia situa-se a 520 km de São Paulo e 57 km de Presidente Prudente, limita-se ao norte com Parapuã, ao sul com Iepê, a leste com João ramalho e Bastos e a oeste com Martinópolis. O município é cortado pelo rio Capivari e suas águas são represadas formando o Parque Balneário de Rancharia, localizado à rodovia SP-351 / km 50. Possuindo topografia plana e estando a uma altitude de 519m, o município situa-se no Planalto Meridional ou Arenito Basáltico, caracterizado por terrenos sedimentares e recobertos, em parte, por lavas vulcânicas, datando do Paleozoico e Mesozoico.

 

CLIMA

O clima de Rancharia é do tipo Cwa, ou seja, mesotérmico, chuvoso no verão e com inverno seco. *Apesar de estar localizado em uma das regiões mais quentes do estado de São Paulo, o município de Rancharia costuma registrar temperaturas mínimas em épocas de frio, como foi constatado -1°C em junho de 2009 e -3,6° em junho de 2011.

De acordo com dados da Secretária da Agricultura, a precipitação pluviométrica anual está em torno de 1.280 mm, com maior concentração nos meses de outubro a maio e menores nos meses de junho a setembro.

 

HIDROGRAFIA

Ribeirão da Confusão

Ribeirão Capivari

 

RODOVIAS

SP-284

SP-457

 

ECONOMIA

A primeira agência bancária se instalou no município em 1939, denominada de Casa Bancária Almeida, que depois se transformou no Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco). A riqueza econômica do município esta baseada na produção agropecuária. Em 1956 Rancharia recebeu o título de Capital Estadual do Algodão. A pecuária também é um setor forte na região.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rancharia